Notícias Senac CE

Aprenda a preparar pratos mais leves e menos calóricos


seg, 14 de setembro de 2020 15:37

Aprenda a preparar pratos mais leves e menos calóricos

Workshop gratuito do Senac traz a receita da Salada Caesar, para quem curte cozinhar em casa e está interessado em alimentação saudável

A alimentação saudável é essencial para garantir saúde e qualidade de vida para todos os indivíduos em qualquer fase da vida, da criança ao idoso, assegura a nutricionista Thayse Guilherme, da clínica do Núcleo Sesc e Saúde, na unidade Sesc Fortaleza. Especialista em Nutrição Clínica e Funcional, ela destaca que a nutrição pode prevenir e retardar o desenvolvimento de várias doenças. Além disso, é aliada para quem deseja reduzir o percentual de gordura corporal, aumentar a massa muscular, melhorar aspectos da pele como acne, celulite, envelhecimento precoce, ou prevenir queda de cabelo e calvície. Nesses casos, que visam potencializar os resultados para quem busca mudanças corporais, seja por questões estéticas ou pelo bem-estar físico, é recomendado o acompanhamento nutricional.

Como primeiros passos para adotar hábitos mais saudáveis e uma alimentação equilibrada, orienta Thaise, o caminho é evitar os alimentos ultra processados (como refrigerantes, biscoitos e bolos industrializados, sopa e macarrão instantâneos); limitar os processados (como conservas de alimentos em salmoura, frutas preservadas em açúcar, carnes salgadas ou defumadas, queijos e pães); reduzir o uso de óleos, gorduras, sal e açúcar ao cozinhar; e fazer dos alimentos in natura ou minimamente processados a base da sua alimentação.

Desenvolvendo técnicas e explorando sabores

Os alimentos in natura são aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais para o consumo, sem que tenham sofrido qualquer alteração.  Entram nesta categoria folhas, frutas, verduras, legumes, ovos, carnes e peixes.  Preparados com técnica e criatividade, é possível obter o melhor sabor desses insumos. No curso remoto e ao vivo do Senac Ceará de Saladas e Grelhados, o instrutor Matheus Vieira ensina receitas práticas, saborosas e com valor nutricional, tanto para quem quer adotar uma alimentação saudável, quanto para quem está de olho no mercado da Gastronomia fitness ou funcional.

O curso começa no dia 19 de outubro, mas esse mês o Senac promove um workshop gratuito para quem deseja aperfeiçoar seus dotes culinários e aprender uma nova receita, mais leve e menos calórica. No dia 26 de setembro, Matheus ensina a fazer a Salada Caesar, prato americano consumido no mundo todo, em workshop gratuito remoto transmitido pelo Youtube do Senac Ceará. Os inscritos recebem antecipadamente a lista de ingredientes, para que não só acompanhem o workshop, mas façam o prato juntamente com o instrutor.

“A receita da Salada Caesar é bastante popular nos Estados Unidos. O restaurante do ítalo-americano Caesar Citadini, no México, era frequentado por celebridades americanas, que cruzavam a fronteira para comer e beber, em tempos de Lei Seca. Dizem que o molho – uma emulsão à base de azeite, limão, alho, gema, parmesão e anchovas – foi improvisado em um dia movimentado, história bem comum nas invenções das receitas de antigamente. A salada ganhou novas versões nos restaurantes pelo mundo afora, sendo que hoje a mais conhecida é a de frango grelhado, se tornando uma refeição completa. O workshop vai apresentar essa versão da receita, mostrando as técnicas para a elaboração do molho”, conta Matheus.

SERVIÇO

Workshop Cozinhando com o Chef: Salada Caesar

Data: 26/09

Horário: 16h

Inscrições: https://www.ce.senac.br/saladacaesar/

Plataforma: Youtube Senac Ceará

Grátis

 

Curso Cozinhando em Casa: Saladas e Grelhados

Data: De 19/10 a 29/10

Horário: De 19h às 21h

Inscrições: https://cursos.ce.senac.br/loja/producao-alimenticia/gastronomia/cozinhar-em-casa-saladas-e-grelhados/

Plataforma: Google Meet

Valor: R$ 69,99 ( Em até 2X no cartão de crédito)

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática