Notícias Senac CE

BANCO DE OPORTUNIDADES AJUDA A ABRIR PORTAS NO MERCADO DE TRABALHO


seg, 31 de julho de 2017 14:45

BANCO DE OPORTUNIDADES AJUDA A ABRIR PORTAS NO MERCADO DE TRABALHO

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no último mês de maio, as contratações superaram as demissões em 59.856 vagas. Foi o primeiro resultado positivo para abril desde 2014, diante do crescimento no número de desempregados. O Banco de Oportunidades do Senac/CE tem o foco na ampliação da empregabilidade, sendo mais uma oportunidade ofertada pelo Sistema Fecomércio na geração de empregos.

O Banco de Oportunidades é um serviço gratuito voltado a atender, orientar e encaminhar ao mundo do trabalho alunos que concluíram com êxito os cursos ofertados nos diversos segmentos de atuação do Senac. De janeiro a junho deste ano foram movimentadas 1.460 vagas de emprego, contemplando os municípios de Fortaleza, Maranguape, Sobral, Iguatu, Crato, Juazeiro do Norte e suas macrorregiões.

E como ferramenta nessa busca pela recolocação, o Banco de Oportunidades do Senac identifica oportunidades de vagas e orienta os candidatos quanto à forma adequada para concorrer às vagas, possibilitando, assim, mais chances para que eles possam garantir um emprego. Somente em 2017, o Banco já realizou 4.659 atendimentos, encaminhou 3.228 candidatos do Senac Ceará a processos seletivos e elaborou 867 currículos para os egressos em processo de seleção.

Entre as ocupações que mais movimentaram vagas e encaminhamentos nesse período, estão as de auxiliar administrativo; técnico em enfermagem; vendedor; auxiliar de cozinha; assistente administrativo; atendente de telemarketing; operador de caixa; recepcionista; agente de limpeza e conservação; atendente de lanchonete; atendente; cuidador de idoso; operador de supermercado; auxiliar de serviços gerais; cozinheiro; auxiliar de escritório; consultor de vendas; atendimento ao cliente; operador de telemarketing; porteiro e vigia, secretária escolar, estoquista e supervisor/coordenador de equipes.

Alcilane Mota, Coordenadora Estadual do Banco de Oportunidades, destaca algumas ações que tornam os candidatos mais preparados para as vagas como: manter em dia o compromisso com a educação continuada – pois cada vez mais se requer do candidato maior escolaridade e aperfeiçoamento, bem como experiência no mercado; dominar a informática básica e desenvolver habilidade com ferramentas digitais, já que as novas tecnologias permeiam o mundo do trabalho.

Outros cuidados fundamentais são buscar customizar o currículo de forma que atenda aos requisitos da vaga ofertada, portanto, para cada oportunidade um formato diferente; manter os documentos pessoais em dia: RG, CPF, Carteira de Trabalho, Reservista – para os homens, certificados de escolaridade e qualificação, e, trazer para a vida pessoal os aprendizados do mundo profissional. “Atitudes positivas têm a ver com transformações de conhecimento em comportamento. Não basta saber, é preciso viver, praticar”, ressalta Alcilane.

Mais informações:
(85) 3270.5425
www.ce.senac.br

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática